Prevpaço divulga dados referentes ao recadastramento previdenciário 2022

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Paço do Lumiar vem a público divulgar os dados referentes ao recadastramento previdenciário, após a conclusão do prazo estabelecido para que o público de aposentados e pensionistas fizesse a atualização solicitada.

O recadastramento teve início a partir da publicação da PORTARIA Nº 31, de 31 de agosto de 2022, responsável por instituir um Comitê Gestor do Recadastramento dos aposentados e pensionistas vinculados ao PREVPAÇO. A portaria também estipulou a obrigatoriedade do recadastramento, e, visando facilitar o processo para os segurados do Instituto, foi disponibilizada plataforma on-line para o acesso de todos, contendo um formulário para o preenchimento dos dados solicitados. Além disso, a autarquia disponibilizou em sua sede um ponto de atendimento para suporte presencial, fornecendo orientações e sanando dúvidas dos segurados. Durante todo o período de recadastramento também foram disponibilizados canais para atendimento remoto (whatsapp, email e telefone), e, a possibilidade de visitas domiciliares para aqueles segurados que apresentavam quadro de saúde que os impossibilitasse de plena locomoção.

A Diretoria de Previdência Social, a Coordenação de Regimes de Previdência e o Atendimento Previdenciário e a Recepção do Instituto atuaram diretamente no processo de atualização cadastral, tanto operacionalizando o acolhimento dos segurados e auxiliando no devido preenchimento dos formulários, como analisando a documentação apresentada. Também funcionaram como rede de apoio, ajudando a sanar de imediato e sempre que possível, pendências documentais dos segurados: a Assessoria Jurídica, a Presidência e a Diretoria Administrativo Financeira.

Como resultado dos esforços do Instituto, após os 03 meses estabelecidos (setembro a novembro de 2022) para o recadastramento, sem que houvesse a aplicação de bloqueio, apenas 71 dos 352 segurados ainda não o haviam realizado. Para estes, o PREVPAÇO realizou chamadas telefônicas, videochamadas (para os residentes em outros estados) e visitas domiciliares (para os que dispunham de comprovada dificuldade de locomoção), evitando assim o bloqueio de 47 dos 71 segurados retardatários. Ao fim de todo o período de recadastramento, dos 352 segurados vinculados ao PREVPAÇO (entre aposentados e pensionistas), 343 tiveram sua documentação aprovada pela autarquia, de tal forma que apenas 09 beneficiários permanecem, até a presente data, com os proventos bloqueados.

Vale ressaltar ainda que, durante todo o período de atualização cadastral, o Atendimento Previdenciário manteve sua rotina de serviços em pleno funcionamento, abarcando a emissão de contracheque/fichas financeiras, habilitação de processos de benefícios previdenciários/ administrativos, declaração de margem para empréstimo consignado, informe de rendimentos, orientações jurídicas e financeiras. Cumpre destacar que, entre janeiro de 2022 e novembro de 2022, o Atendimento Previdenciário do Instituto realizou um total de 1.373 atendimentos.

Para o presidente do PREVPAÇO, Danilo Gaioso, o recadastramento realizado será a base para uma série de relatórios gerenciais, “contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados dos segurados do RPPS do Município de Paço do Lumiar e consequentemente para a elaboração de políticas públicas voltadas aos segurados do Regime Próprio de Previdência do Município, visando a ampliação da qualidade e produtividade no setor público”.

Paço do Lumiar, 27 de dezembro de 2022

Comunicação – PREVPAÇO